-
Arquitetos: HOK
- Área: 600000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Tim Griffith | HOK
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, Bega, Boatman & Magnani, Bradley Corporation USA, CCM Airport Interiors, Ceramic Tile Design, Erco, Focal Point Lights, Fribel Intl, GKD Metal Fabrics, Hartung Glass Industries, Hempel, Interface, Knoll International, Kuraray, Maharam, Permasteelisa, Scott Group, Soli Architectural Surfaces, Targetti Poulsen, +7
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sendo uma referência para seu país de origem, a Qatar Airways, a companhia aérea nacional do Catar, apresenta um terminal com 41 portões.
Através de uma arquitetura expressiva e enraizada no local, o terminal icônico cria uma impressão impactante em seus visitantes. Embora apresente uma linguagem contemporânea para espelhar o crescimento progressivo do Qatar, o aeroporto presta homenagem à rica herança cultural e ao ambiente natural do país. A silhueta dramática e curvada do prédio lembra as ondas do mar e as dunas de areia, projetando uma imagem poderosa como porta de entrada do Qatar para o mundo.
Passageiros que estão de partida experimentam a cobertura ondulada do saguão de embarque, cheio de luz. A parede de vidro com armação de aço oferece vistas desobstruídas do acesso principal, levando à bilheteria e permitindo que os passageiros encontrem facilmente seus destinos. As fachadas leste e oeste, mais longas, têm vidro de alto desempenho semelhante que controlam o ganho de calor e o brilho do sol. Transitando através de uma área de imigração aberta, os passageiros de origem se juntam a passageiros em escala no primeiro andar sob uma vasta abertura zenital central que fornece acesso visual a um dos cinco saguões. Os dois grandes hubs de transferência são conectados por um mecanismo automático.
Os passageiros chegam até o corredor das bagagens, no piso térreo, e são encaminhados para um salão com pé-direito triplo, com acesso direto aos pontos de táxi e a um centro de transporte intermodal.
Um vasto teto de madeira no corredor mais longo fornece calor visual que contrasta com as superfícies elegantes de metal e vidro. Em outros saguões, tetos de metal abobadados imitam a linha ondulada do telhado. O vidro envolve as espaçosas salas de espera, os quartos tranquilos, os nós de atividade dos passageiros e as 17 salas de espera das companhias aéreas. Aberturas zenitais interconectadas proporcionam luz natural e vistas espetaculares do deserto à noite.
Uma falta deliberada de ornamentação proporciona aos passageiros uma compreensão intrínseca do movimento e da função espacial dentro do terminal. A equipe selecionou materiais para sua longevidade, sustentabilidade e importância local. Arcos estruturais graciosos são deixados sem adornos, e a vasta superfície do piso é uma combinação de terrazzo em áreas de alta circulação e carpete em espaços auxiliares.
Ao sul do terminal de passageiros, uma mesquita pública serve como coração simbólico do aeroporto. Sua sala de orações abobadada e minarete delgado são visíveis a partir da via de acesso. As estruturas são colocadas dentro de uma praça pavimentada de pedra pontilhada com jatos d'água representando seu papel purificador.
As comodidades dos hóspedes incluem dois hotéis, muitas lojas duty-free e um spa e centro de bem estar. Um extenso programa de arte pública apresenta trabalhos de artistas locais e internacionais em todo o terminal.